Sunergies

Vaga para

COMO REDUZIR SUA CONTA DE ENERGIA E AUMENTAR SUA LUCRATIVIDADE?

A energia solar fotovoltaica é a fonte de energia de maior crescimento atualmente, e pode trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais. Ela é considerada uma das fontes de energia mais baratas do mundo, já que é gratuita e inesgotável. Isso sem contar que, com o avanço da tecnologia, os custos vêm diminuindo gradativamente, tornando o investimento cada vez mais atrativo.

Uma das maiores vantagens é que a energia solar gerada traz uma economia de até 100% no consumo de Kwh da indústria, excetuando-se as tarifas obrigatórias. Isso inclui taxa de iluminação pública, impostos e taxas, demandas contratadas, sendo divididos em Consumidores A (consumo acima de 75kwph) e Consumidores B (consumo até 75Kwh).


O investimento feito para instalação de módulos solares acaba sendo pago pela economia mensal e, no decorrer do tempo, é dinheiro que sobra no final do mês para a empresa destinar a outros investimentos.


O mais importante: a empresa deixa de pagar os aumentos de energia elétrica, que em média aumenta de 8% a 12% ao ano. Isso, sim, é liberdade de escolha e ter nas suas mãos o controle sobre esse insumo tão essencial para a indústria.


RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO


O retorno de investimento em energia solar, também conhecido como payback, é o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e comece a dar lucro para a empresa.


Logo, o investimento antes destinado a pagar pela usina solar agora pode ser utilizado para outros fins. Em geral, a depender de algumas variáveis, o payback ocorre entre 3 e 10 anos após a instalação do sistema. Leva-se em consideração para esse cálculo o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico (produção de energia em kWh).

FIM DA DEPENDÊNCIA


Como você já deve saber, a conta de luz no Brasil não tem um valor fixo único como já vimos. Essa inflação energética sempre foi preocupante, mas não para quem investe em energia solar. Isso porque, a partir do momento em que você gera a sua própria energia, não importa mais que essa tarifa energética suba, porque nada altera na parcela da conta de luz gerada pela empresa.


Em geral, a conta de luz dos brasileiros pode aumentar em média de 8% a 12% ao ano. Isso acontece por causa das negociações das distribuidoras de energia com a Aneel, as quais repassam as sobras da produção para os consumidores, e também pelo custo de geração de energia, que tende a aumentar ao longo do tempo.


Quem instala um sistema fotovoltaico deixa de estar suscetível a esses aumentos constantes, pois gera a energia que consome. Torna-se independente e detendo o controle sobre esse importante insumo.


Só lembrando que o Brasil possui uma das mais elevadas de irradiação solar do mundo, embora haja diferenças e peculiaridades entre as regiões brasileiras. Isso torna essencial um estudo aprofundado e personalizado de cada empresa instalada em determinada região, porque o objetivo é sempre gerar a maior quantidade possível de energia.

"Para um vencedor não existe problemas, mas sim desafios"